O tema do consumo de álcool, tabaco e outras drogas foi abordado e desenvolvido pelos alunos de 3ºano, durante as aulas de Estudo do Meio e no âmbito do Projeto “Educação para o Risco”.

Não existe uma “melhor maneira” ou “idade ideal” para se começar a falar sobre estes assuntos pouco agradáveis, mas na realidade e a propósito de situações que veem na televisão ou de episódios do quotidiano, as crianças tomam consciência de que se trata de algo bastante perigoso e nocivo para a saúde.

Foi um tema que se tornou muito interessante, não só pelo diálogo e debate que promoveu, mas principalmente, o que se tornou mais enriquecedor, foi perceber, como crianças tão “pequenas” e inocentes estão tão sensibilizadas e em ALERTA para os perigos que advêm do consumo destas drogas.

Desenvolveram um pequeno trabalho de projeto, onde puderam expressar a sua criatividade, na arte de escrever e desenhar.

Melhor de que qualquer slogan, é fundamental nunca esquecer que, para uma criança, o exemplo de todos os que lhe estão mais próximos, espelhado nas suas ações, é mais marcante do que todos os “discursos” que lhe possam fazer…