Cada novo ano letivo que começa traz sempre novos desafios aos alunos, pais e restante comunidade escolar. Este ano, no Colégio do Vale, a habitual receção aos Alunos e Encarregados de Educação permitiu que todos se conhecessem, proporcionando momentos de partilha e promovendo a criação de laços que promovem um ambiente propiciador de novas experiências e de muitas aprendizagens.

As salas e todo o espaço onde decorrem as rotinas diárias e os momentos de exploração devem ter sempre em conta a segurança e a organização de modo a desafiar as competências das crianças. Assim, é fundamental que todas tenham oportunidade de interagir e vivenciar esse mesmo espaço.

Na semana passada, os nossos alunos de 1ºCEB beneficiaram de um leque de atividades diversificadas, aproveitando para descobrir e aprender num contexto divertido, dinâmico, mas acima de tudo ao ar livre.

Quando falamos em Educação de Crianças, temos sempre que salientar dois sistemas sociais fundamentais: a Família e a Escola.

Estudando um pouco mais sobre o nosso país, os alunos do 4º ano pesquisaram sobre as principais atividades produtivas nacionais. Embora pequeno, mas com muito para “oferecer”, Portugal, de norte a sul, é fonte de diversas riquezas naturais que são, posteriormente, transformadas para satisfazer as necessidades de todos nós.

No decorrer do 1º semestre, as turmas do 1º ano terão o privilégio de vivenciar experiências únicas e marcantes, repletas de muita magia e criatividade, nas aulas de EncontrArte, lecionadas pelas professoras titulares e pela professora de Música/Dança.

Os alunos do 2ºano elaboraram trabalhos com vários conceitos matemáticos, área que está a despertar grande curiosidade e interesse.

Informática, computadores, eletricidade...tudo isto também é possível ter num local calmo e simpático, como o espaço exterior.

De 12 a 19 de outubro o Colégio do Vale participará na Semana Europeia da Programação, uma iniciativa que visa levar a programação e a literacia digital a todos de uma forma divertida e atrativa.

No âmbito do desenvolvimento das áreas curriculares do Conhecimento do Mundo e da Expressão e Comunicação, tivemos no Colégio do Vale o Espetáculo de Teatro Interativo, “Estações”, apresentado às Salas de Creche e Jardim de Infância (3 anos), pela Companhia Animateatro

O espaço exterior pode e deve ser potenciador de uma diversidade de experiencias ao ar livre em harmonia com a Natureza, ao mesmo tempo em que promove aprendizagens e bem-estar nas crianças.

A turma do 6ºB, em conjunto com a Diretora de Turma, realizou uma atividade de modo a reconhecer e desenvolver alguns dos pontos que devem melhorar enquanto turma e até enquanto pessoas.

Numa reunião de conselho surgiu a ideia de o grupo da Sala Branca fazer um “Passeio à mata ao redor do Colégio”.