No mês dedicado ao Livro e à Leitura, alguns pais e familiares da Creche e Jardim de Infância aceitaram o convite de virem ao Colégio contar uma história. Um desafio amplamente superado, com muitas partilhas, troca de experiências, que encheu de orgulho os filhos e irmãos, que contribuiu para enriquecer todas as crianças que assistiram a estes momentos.

Um dos maiores orgulhos para um professor é ver o sucesso dos seus alunos. Assim aconteceu na nossa piscina, durante o Torneio da Páscoa,

e, tal como acontece por todo o mundo, também o Colégio do Vale, no dia 14 de março (14/3), presta a sua homenagem ao número mais famoso da história, cuja aproximação mais conhecida é 3,14.

Ao longo deste 2º período, todos os alunos, desde o 1º ao 9º ano, envolveram-se em atividades diversificadas de interdisciplinaridade entre a Matemática, o Português e as Artes

No dia 6 de março, na pista de atletismo da Sobreda da Caparica, os alunos do Colégio do Vale participaram nas provas do Mega Sprinter, no âmbito do desporto escolar. Os alunos tiveram uma excelente participação, com nota de destaque para as alunas Carla Santos- 1ª classificada no Mega salto e Margarida Baixinho - 2ª classificada no Mega km. Parabéns a todos os participantes!

No dia 20 de março, os alunos do Colégio do Vale participaram no projeto basquetebol 3x3, no âmbito do desporto escolar.

Das três equipas representadas , duas obtiveram o terceiro lugar na classificação final.

Parabéns a todos os participantes!

Os alunos do 1ºA e B enveredaram por uma viagem alucinante pelo Oceanário de Lisboa.

Aliando o Estudo do Meio ao projeto Eco Escolas, esta visita teve como objetivo dar a conhecer a biodiversidade marinha, as suas caraterísticas e, acima de tudo, sensibilizar os alunos para a preservação do nosso ecossistema. Esta visita foi guiada por uma monitora marinha, em que viajou com os alunos "os marujos", com uma mochila às costas, que continha um álbum de fotografias do seu avô e de algumas espécies marinhas, um mapa, ovos de uma ave Arau, dentes de um tubarão e um esqueleto de coral.

Nos conselhos da Sala Vermelha o tema do Inverno é frequente e algumas crianças conseguem partilhar com o grupo o que sabem sobre o tempo que faz quando saem de casa. Ao longo dos dias reparam nas alterações climatéricas e partilham as suas ideias com os amigos.

Neste sentido, surgiu a proposta para se realizarem algumas atividades relacionadas com esta estação do ano, tais como, construir um instrumento (Pau de Chuva), fazer um chapéu de chuva,

No mês dedicado ao Livro e à Leitura, no espaço “Faz a tua Diferença e Conta uma História” (Bebeteca), as Salas de Creche e Jardim de Infância (3 e 4 anos) receberam a contadora de histórias Anabela Libânio que através de palavras, objetos e sons entrou no mundo encantado das histórias e no imaginário de cada criança.

A contadora contou diferentes histórias, tendo em conta os interesses e a faixa etária de cada grupo recorrendo a diferentes materiais. Com e sem livros e alterando o enredo, conseguiu acentuar emoções, tendo em conta as reações das crianças, contar uma e outra história e desta forma comunicar e transmitir o prazer de ouvir este tipo de narrativas.

No âmbito da área de Estudo do Meio, os alunos do 2º B foram desafiados a realizar diferentes atividades dentro do tema "Os Meios de Transporte", nomeadamente a construção de meios de transporte com materiais recicláveis para uma consciencialização sobre a sua intervenção no meio ambiente.

Foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar escrito, desenhado e colorido sobre o meio de transporte de que mais gostam.

A matemática é uma das áreas fundamentais do conhecimento pois contribui fortemente para a formação de cidadãos criativos, autónomos e aptos à resolução de situações problemáticas do quotidiano.

No Colégio do Vale, proporcionamos aos alunos oportunidades e

No dia 16 de março, o Externato de Penafirme, em Torres Vedras, acolheu 1951 alunos de 435 escolas, desde o 1º Ciclo ao ensino Secundário, para disputarem a final do 14º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM).

O Colégio do Vale fez-se representar com 9 alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos, os quais disputaram esta final nos jogos do Semáforo, Gatos e Cães, Rastros, Avanço e Produto.

Foi um dia em pleno, cheio de emoção, nervosismo e bom desportivismo que brindou os alunos Tomás e Guilherme, com uns honrosos 12º e 13º lugares a nível nacional.

Parabéns a todos!

No passado sábado, dia 10 de março, realizou-se o 3º Encontro de Natação de EDEPS, nas Piscinas Municipais da Charneca da Caparica e os nossos alunos estão todos de parabéns, pois participaram nas diferentes provas, destacando-se sempre com exibições de alta qualidade. Apesar de ainda estarmos a aguardar as classificações finais obtidas, podemos já confirmar vários lugares de pódio e a representação pelo distrito de Setúbal, de uma das nossas equipas de estafetas, no Campeonato Regional de Natação. Muitos parabéns a todos!

A Escritora e Psicóloga Inês Tapadas, apresentou o livro "No Mar existem muitas Estrelinhas menos uma", publicado pela Editora Chiado Kids (set. 2017) aos grupos dos 4 e 5 anos.

Através de cenários muito apelativos e de uma linguagem acessível, a autora contou a história de uma estrela do mar que morreu e de como todos se sentiram tristes.