14c43094 30b6 452c a7ca fc21c224b872

A Creche e o Jardim de Infância do Colégio do Vale dão início a mais um ano letivo!

Para alguns, é tempo de reencontros, partilhas, sorrisos, e muitas conquistas.

No passado dia 3 de janeiro, os alunos do 7º ano, no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Geografia e Ciências Naturais, realizaram uma visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Constância e às Grutas da Moeda.

Com a leitura fluída dos nossos alunos do 2º ano, a turma do 2ºB deixou-se levar pelo mundo maravilhoso e alucinante das palavras, e a partir do texto ' O boneco de neve e o Heitor”, de Pinto & Chinto deram asas à sua imaginação.

No Colégio do Vale acreditamos que a prática desportiva é essencial para o desenvolvimento global dos nossos jovens e defendemos que a participação no Desporto Escolar promove o espírito de equipa e o desenvolvimento de um espírito competitivo saudável. Assim sendo, é com muito orgulho que, ano após ano, temos tido cada vez mais participantes nas provas de Natação.

A realização de um projeto pressupõe a participação ativa das crianças e a interação social entre si e com os adultos, com o objetivo de construir conhecimento e uma aprendizagem centrada nos seus interesses, experiências e vivências.

Os alunos do 3º ano iniciaram o 2º período com uma atividade experimental bastante interessante.

O nome próprio tem para uma criança um sentido afetivo que lhe permite reconhecer letras, aperceber-se da sua organização em palavras e que estas se repetem noutras palavras e compreender que o seu nome se escreve sempre da mesma forma…

No âmbito da Educação Literária, são dinamizados vários projetos que envolvem a Leitura e a Arte, que têm como principal objetivo sensibilizar os alunos do 1º CEB para as várias expressões artísticas, envolvendo e explorando as obras literárias contempladas para cada ano de escolaridade.

O desenho tem uma função primordial na formação do conhecimento e, por isso, deve ser valorizado desde cedo na vida da criança. Desenhar deve ser considerado um fator essencial, pois promove diferentes áreas do desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social, bem como funciona como uma espécie de documento que regista a evolução da criança.

O Colégio do Vale privilegia a qualidade, o profissionalismo, a segurança e o carinho na educação das suas crianças. As atividades estão organizadas tendo em consideração a criança. Assim, o Educador tem como função incentivar a ação da criança, partindo do princípio fundamental de que a experiência promove o seu desenvolvimento cognitivo. O carinho, os afetos e a segurança dão confiança à criança para partir à descoberta.

É sempre com grande gosto e entusiasmo que o 1º A recebe a área de Matemática na sua sala de aula. Os alunos divertem-se sempre muito a aprender os conteúdos explorados.

Os projetos de sala nascem, normalmente, de uma conversa, partilha ou questão que revela os interesses, motivações ou necessidades das crianças.

ciclo agua2

O 4º ano mergulhou em mais um projeto, desta vez voltado para as Ciências, tendo como finalidade pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre o Ciclo da Água.