As folhas já começaram a cair e as crianças do Berçário e Sala Rosa  foram ao parque apanhá-las: Folhas grandes, pequenas, castanhas, amarelas… tantas!

Quiseram trazê-las para a sala. Depois, colocaram-nas numa piscina e mergulharam num mundo de descoberta. Descalçaram-se e exploraram este elemento da natureza com os pés, com as mãos, sentadas, em pé… 

Que divertido que foi…… ouvir o som das folhas quando passaram por cima!

Que divertido que foi…… atirar as folhas para o ar e senti-las cair nas suas cabeças!

Que divertido que foi…... aprender, conhecer, descobrir, crescer, sempre a BRINCAR!  

Foi com alguma nostalgia que chegou ao fim mais uma fantástica Colónia de Férias, no Colégio do Vale.

Dezenas de milhares de crianças e jovens já participaram nas nossas atividades, partindo para as mais diferentes e inesquecíveis aventuras.

O nosso principal objetivo, visa proporcionar às crianças e jovens um conjunto de diferentes vivências, dentro e fora do Colégio, através de múltiplas atividades. São escolhidos espaços de salutar convívio, com atividades que contribuam positivamente para o crescimento e consolidação dos seus conhecimentos, assim como, para o despertar de novos talentos e capacidades.

Com atividades de caráter desportivo, cultural ou meramente recreativo, é nossa missão proporcionar uma ótima experiência a todos aqueles que usufruem dos nos nossos programas, promovendo momentos de extraordinárias aventuras que se tornarão seguramente em boas e inesquecíveis recordações.

Educadoras e Professores estiveram presentes durante todo o período da Colónia e foram os responsáveis pelo acompanhamento, controlo e bem-estar dos participantes, proporcionando um ambiente familiar, de amizade e saudável convívio.

Para o ano, cá estaremos à vossa espera com a mesma energia e boa disposição!

Numa tarde bem agradável de primavera, mas com temperaturas de verão, a convidar a uma aula ao ar livre, os alunos do 2º ano organizaram um “salão de chá”.

À descoberta de vários tipos de chás, quentes e frios, em que a diversidade de sabores e aromas não faltou. Chás de frutos e de ervas, foram muito apreciados, mas acima de tudo, ficaram a conhecer os benefícios de algumas plantas para fins medicinais.

Um brinde saudável à boa disposição e a mais momentos como este!

A Sala Dourada teve o grande prazer de receber, com muito entusiasmo, a Mãe do José, que é Enfermeira! Contou uma divertidíssima história sobre dois irmãos e a “difícil” rotina de irem para a caminha: As peripécias eram mais que muitas e foi uma rotina muito difícil para o irmão mais crescido… pois a sua irmã mais nova criava muitas desculpas para não se deitar!

No decorrer da história, conversou sobre imensas questões relacionadas com a sua profissão e com os cuidados de higiene e saúde, tais como a rotina de lavar corretamente os dentes, como tomar banho e como fazer a correta higiene das mãos, que tantas vezes é realizada ao longo do dia. Conversou também sobre a importância das crianças dormirem bem e as horas certas para descansarem corretamente bem como da importância de terem uma alimentação correta e equilibrada, entre muitas outras questões.

A Mãe do José foi muito simpática, entusiasta, alegre e divertida e até trouxe vários objetos relacionados com higiene, para os meninos poderem ver e cheirar, como um sabonete, gel de banho, pasta de dentes e, também, uma escova de dentes e corta unhas. Para relembrar as crianças da importância da alimentação saudável trouxe uma doce e saborosa surpresa: Duas caixas de deliciosos frutos vermelhos, com deliciosas amoras, framboesas e mirtilos!

No dia 9 de junho, a turma B do 1º ano recebeu na sua sala mais uma visita, desta vez foi o avô António, avô do aluno Miguel Faria.

O avô do Miguel apresentou de forma divertida, mas muito séria, a problemática do aquecimento global do planeta Terra, por causa da poluição e do uso excessivo das energias não renováveis.

Foi uma tarde de partilha de conhecimentos, pois os mais pequenos, uma vez mais, mostraram que estão preocupados e disponíveis para contribuir, de forma ativa, na preservação da vida no planeta Terra.

Agradecemos ao avô António a sua disponibilidade, permitindo que os saberes sejam partilhados entre geraçõesque o 2º A recebeu o diploma e está pronto para novas “Aventuras”!

No âmbito do Projeto MAM - Mundos Além do Meu, teve lugar, no dia 22 de abril, uma recolha de sangue a favor do Instituto Português do Sangue e da Transplantação de Medula.

Uma vez mais, a adesão à iniciativa foi um sucesso, verificando-se o registo de novos dadores.

Agradecemos a participação de todos, relembrando que dar sangue é um ato de generosidade, nobre e cívico. Quem dá sangue tem o poder de salvar vidas! .

Cerca de 50 estabelecimentos para brincar e explorar: Um hospital, um quartel de bombeiros, uma esquadra de polícia, um teatro, um supermercado, fábricas, um estúdio de televisão, entre muitos outros. O Kidzo é a moeda oficial da KidZania e oferece uma excelente oportunidade para as crianças aprenderem a gerir o dinheiro! Ganham KidZos exercendo as várias profissões, e gastam-nos ao adquirir bens ou serviços. De forma simples e intuitiva é transmitida a importância do dinheiro e as implicações inerentes à sua gestão, valorizando o esforço e o trabalho.

“O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação reconheceu, em 2012, o interesse pedagógico do Programa Educativo da KidZania Lisboa, enquanto espaço com potencialidades e ofertas que podem contribuir para a realização de aprendizagens estruturantes e significativas, complementares às realizadas em contexto formal, permitindo aos alunos a consolidação e a contextualização de conteúdos programáticos.”

De uma forma lúdica e pedagógica as crianças trabalharam as seguintes áreas:

Comunicação Oral e Escrita; Raciocínio Lógico e Resolução de Problemas; Criatividade e Expressão Artística; Estudo do Meio e Conhecimento do Mundo; Atividade Física e Desportiva; Consciência Ecológica e Desenvolvimento Sustentável; Educação para a Cidadania e Responsabilidade Social; Curiosidade Intelectual e Autonomia; Espirito Cooperativo e de Autoestima; Educação Rodoviária e Prevenção de Incêndios.

No dia 12 de junho, os alunos do 1º ano visitaram a Quinta Pedagógica Armando Villar, em Cascais, onde passaram um dia muito agradável em contato com a natureza e com os animais da quinta.

Antes do almoço, com os seus chapéus de pasteleiros, fizeram barrinhas de cereais com flocos de aveia e mel.

Após um almoço delicioso, os alunos partiram à descoberta de insetos e dos animais da quinta, conheceram a picota, ficaram a saber o que é a compostagem e viram muitas árvores de fruto.

Na caça ao tesouro, partilhando os saberes e as descobertas, relembraram o verdadeiro valor da natureza.

A poucos minutos da cidade foi fantástico proporcionar aos alunos a realização das atividades diárias de uma quinta tradicional, alertando-as para a importância da preservação da água e do meio ambiente.

No dia 21 de abril, um grupo de alunos de 4ºano extremamente motivado, participou ativamente, como já vem sendo habitual, nos Jogos da primavera, na Associação Rumo ao Futuro.

Com este momento de partilha, crianças e adultos desenvolveram um leque de atividades, num contexto lúdico-desportivo, promovendo a socialização, o convívio saudável e a interação entre alunos e a população com dificuldades intelectuais e físicas, bem como a hipótese de um momento de lazer alternativo ao quotidiano escolar.

Foi uma tarde muito divertida, onde tivemos a oportunidade de proporcionar momentos inesquecíveis “àqueles” que tanto precisam.

A leitura é um hábito que só traz benefícios para a nossa vida. Vale a pena adotá-la no nosso dia-a-dia!

Deste modo, as turmas de segundo ano deram seguimento a um projeto que ganhou vida no ano letivo passado e, agora que já ganhou asas, continua a voar!

“Leituras Prazerosas”, consiste numa biblioteca de sala de aula, em que os alunos, quinzenalmente, têm a oportunidade de requisitar um livro. O primeiro período foi dedicado à poesia, sendo este período dedicado à narrativa e o terceiro período, ao conhecimento científico.

Convidamos todos a embarcar connosco na aventura que só o bom leitor conhece!

No âmbito do projeto “As profissões dos nossos Pais”, o Comandante João Durão e a Chefe de Cabine Ana Margarida Durão, pais dos gémeos Beatriz e Sérgio, vieram à Sala explicar o que fazem nos seus trabalhos.

Mostraram vídeos que explicam o funcionamento dos aviões, as normas de segurança e até de uma descolagem e aterragem deste meio de transporte.

O João explicou às crianças como é o cockpit de um avião, recorrendo a imagens e cartazes, gentilmente facultados pela TAP Portugal.

A Ana Margarida explicou a importância da chefe de cabine e comissários de bordo para que as viagens decorram de uma forma confortável e segura.

Distribuiram brindes e até um belo lanchinho à semelhança do que acontece num voo da TAP.

Aos Pais João e Margarida e à TAP Portugal, o nosso muito obrigado pela partilha e disponibilidade.

Mais uma vez, no âmbito do Projeto Cientistas de Palmo e Meio, as duas turmas do 3º ano visitaram o laboratório na passada sexta-feira para participarem novamente na realização de uma magnífica atividade experimental, mas desta vez, alusiva à dissecação dos pulmões do porco.

À semelhança da experiência anterior, os grupos contaram com a colaboração da professora Maria Carrilho e de alguns colegas do oitavo e do nono ano para mais uma inesquecível e gratificante viagem.

No decorrer da experiência, os alunos tiveram a oportunidade de observar os constituintes do Sistema Respiratório e os movimentos respiratórios de entrada e saída de ar dos pulmões, com a ajuda de uma palhinha.

Foi uma tarde muito divertida, onde o entusiasmo e a curiosidade não faltaram. Todos participaram ativamente nesta maravilhosa experiência, tendo sido inúmeras as questões levantadas. Inevitavelmente alargaram os seus conhecimentos a respeito do funcionamento deste aparelho, pois sem dúvida que, através da dissecação de material vivo, podem observar, melhor, aspetos que não são possíveis através das fotografias e dos esquemas do seu manual.

Tal como o ditado diz, “Se queres conhecer o teu corpo, abre um porco”!

Após terem conquistado a melhor classificação do Colégio do Vale na 1ª fase do concurso “Literacia 3D – o desafio pelo conhecimento”, os alunos Mariana Batista e Sérgio Mendes do 5º A, Gonçalo Lourenço do 6º B e Sara Coelho do 7º B participaram entusiasticamente na 2ª fase desta iniciativa, a qual decorreu no dia 8 de março na Escola Básica Barbosa du Bocage, em Setúbal.

Este projeto, promovido pela Porto Editora, consiste num desafio nacional dirigido aos alunos do 5º, 6º e 7º anos avaliando as suas competências nas áreas da leitura, da matemática e da ciência, contribuindo não só para a consolidação das aprendizagens e para a elevação dos níveis de conhecimento num contexto idêntico ao das avaliações internacionais, como também para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

Parabéns aos nossos

Área Reservada