Subscreva a Newsletter

Email address:

First Name:

Last Name:


O Eco-Escolas é um programa internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul. A sua metodologia visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

No âmbito do programa Eco-Escolas, que tem sido desenvolvido desde o ano de 2013 na nossa escola, e depois de mais um ano de trabalho em prol da educação para a cidadania ambiental, foi-nos atribuído o galardão Eco-Escolas 2018, simbolizado na bandeira verde que nós orgulhosamente hasteamos na entrada do nosso Colégio. Este galardão, existente em cerca de 51000 escolas de 67 países, tem como principal objetivo mostrar a prioridade que a nossa escola dá na formação dos nossos alunos para a educação ambiental para a sustentabilidade.

Numa altura em que a população mundial está mais desperta para temas como as alterações climáticas, a alimentação saudável e sustentável, a biodiversidade, as energias renováveis, a falta de água potável, os resíduos criados pelo homem, o abate de árvores, o aquecimento global, o lixo nos oceanos, entre muitos outros, o Colégio do Vale quer estar na linha da frente para a consciencialização da nossa comunidade educativa daquilo que podemos e devemos fazer, pois o Planeta Terra é a nossa casa.

Uma das iniciativas é a limpeza de uma das nossas praias, de modo a dar o nosso contributo para aquela que é uma das pérolas do nosso concelho e acreditando estar, desta forma, a participar ativamente na consciencialização para o problema da poluição das praias e das nossas águas.

Estamos a desenvolver também o projeto “Horta Biológica”, que é um desafio que pretende envolver a escola e a comunidade escolar, através da criação de um espaço onde se pode aprender mais, explorar mais, contactar com a terra, criando uma nova perspetiva de um futuro mais sustentável. Desta forma, uma equipa de alunos, coordenados pela professora de Física e Química, propõe-se, para além do cultivo de alguns alimentos, a desenvolver uma solução inovadora e sustentável, usando a energia solar para a rega automática da horta. A utilização desta fonte de energia, gera impactos não apenas ambientais, como também sociais, económicos e culturais. A partir da utilização da energia solar para a rega automática da nossa horta biológica, acreditamos que estamos a promover não só a consciencialização dos nossos alunos como também o uso dos recursos da terra, preservando assim um habitat natural existente na escola.

O projeto Eco-Escolas do Colégio desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para toda a comunidade sob a forma de conferências, desafios, concursos e outras atividades a desenvolver em dias temáticos (como o Dia Mundial do Ambiente, o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Nacional da água). Neste âmbito, e em Parceria com os SMAS, no dia 21 de março (dia do Eco-Escolas) o nosso Colégio vai dinamizar a palestra “Viagem ao mundo da água” e apresentar pela primeira vez o hino Eco-Vale, num trabalho colaborativo entre os alunos do 2º Ciclo do Colégio, em conjunto com os respetivos professores de Educação Musical.

Acreditamos que, pouco a pouco, estamos a criar gerações mais conscientes, mais responsáveis e mais envolvidas na preservação da Terra, o que nos levará, certamente, a um mundo mais verde e a um planeta mais azul.

Prof.ª Sónia Esteves e Prof. Ricardo Cachapa